O EagleRay é um drone anfíbio de asa fixa que pode voar ou nadar, conforme necessidade!!
Muitos drones podem ser vistos nos céus e também nos mares e cada vez mais vemos drones que atravessam esses dois mundos. E agora os engenheiros da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram o EagleRay XAV, um drone anfíbio de asa fixa que pode voar ou mergulhar, conforme necessidade.
Os drones aéreos evoluiram muito nos últimos anos. Alguns estão são capazes de tocar suavemente a superfície de um lago para realizar filmagens subaquáticas outros são mais ativamente aquáticos, mergulhando para obter amostras de água ou realizar inspeções.
O EagleRay parece mais com o drone inglês AquaMav, mas esse drone não e capaz de dobrar suas asas para mergulhar, já o EagleRay consegue dobrar suas asas para melhorar a forma de nadar. A envergadura do EagleRay é de 59 cm (150 cm) por 55 cm (140 cm) de comprimento, com uma hélice no bico projetada para permitir que ele se mova com ar e água com facilidade.
Esse tipo de versatilidade tem muitas vantagens. A equipe diz que o EagleRay pode prolongar a duração da bateria ajustando-se na água, ou rastrear e observar a vida selvagem acima e abaixo da superfície da água, conforme necessário.
"Por exemplo, o EagleRay pode acompanhar uma espécie de golfinhos do ar e quando necessário mergulhar e inspecionar os golfinhos em baixo da água", diz Warren Weisler, engenheiro do projeto. "O EagleRay poderia retomar o voo aéreo no momento em que os golfinhos começarem a se mudar".
O drone anfíbio é capaz de agilizar o monitoramento subaquático, melhor do que se fosse apenas drones aéreos ou submarinos sozinhos. Afinal o poderia mergulhar para fazer observações que um drone no ar normalmente não poderia, antes de voar para uma nova localização fora do alcance de um drone de submarino.
"O EagleRay pode mover rapidamente sensores subaquáticos de local para local", diz William Stewart, outro pesquisador do projeto. "Por exemplo, caso haja um sonar subaquático e voce esteja procurando o alvo, o EagleRay poderá voar até o local, mergulhar para realizar uma inspeção ou captar o sonar, e em seguida, retomar o voo para levar as informações ou o sonar para outro local. Normalmente, uma aeronave teria que deixar cair um equipamento extra para coletar os dados do sonar ".
Atualmente os pesquisadores estão trabalhando em como utilizar o EagleRay para cima e para baixo em baixo da água m, além de um Rádio controle personalizado que permita que o operador controle facilmente o drone tanto no ar quanto no submarino.
Um estudo descrevendo o EagleRay foi publicado no IEEE Journal of Oceanic Engineering.
A equipe demonstra o drone no vídeo abaixo.