Uma porta fechada é apenas um dos muitos obstáculos que não colocam nenhuma barreira a um novo tipo de robô voador, micro, chamado de FlyCroTug. Equipados com tecnologias avançadas de fixação e a capacidade de mover e puxar objetos ao redor, dois FlyCroTugs podem, em conjunto, amarrar a maçaneta da porta e abrir a porta.
FlyCroTugs são micro veículos aéreos que os pesquisadores modificaram para que eles possam se ancorar em várias superfícies usando adesivos de fixação. Graças a esses mecanismos, os FlyCroTugs podem puxar objetos até 40 vezes o seu peso, como maçanetas ou, em um cenário de resgate, câmeras e garrafas de água.
Os pesquisadores observam que os FlyCroTugs, devido ao seu tamanho, podem navegar com segurança por espaços apertados e bastante próximos das pessoas. Isso os torna um bom candidato para missões de busca e salvamento. Segurando firmemente as superfícies enquanto puxam, os minúsculos robôs poderiam potencialmente mover pedaços de detritos ou posicionar uma câmera para avaliar uma situação perigosa.
Os FlyCroTugs também podem agir em grupos, assim como um enxame de vespas, nas quais foram inspirados. Da mesma forma que os insetos fazem quando precisa carregar algo pesado, eles podem conduzir cargas grandes arrastando-as pelo chão em vez de tentar levantar voo.
"Quando você é um pequeno robô, o mundo está cheio de grandes obstáculos", diz Matthew Estrada, um estudante de graduação em Stanford. Estrada trabalhou neste projeto no Laboratório de Sistemas Inteligentes de Floreano (LIS) na EPFL e é o autor principal de um artigo publicado na Science Robotics . “Combinando as forças aerodinâmicas de nosso veículo e as forças interativas geradas pelos mecanismos de conexão, conseguimos criar algo que é muito móvel, muito forte e muito pequeno”.
Confira no vídeo o funcionamento dos FlyCroTugs:
Fonte: [eurekalert]