Você sabia que os drones podem gerar informações poderosas na construção civil, como acompanhamento, cálculos de volumes, medidas de áreas, distancias, modelagem em 3D e muito mais.
Pois é, os drones na construção civil são amplamente utilizados capturando imagens para diversas finalidades, por conta das imagens coletadas a partir de diversos ângulos pode-se ter uma noção muito aproximada do real.
Primeiramente citamos o mapeamento da área construída, possibilitando que o engenheiro civil consiga traçar uma “visão” para além do projeto no papel, melhorando as informações e facilitando a comunicação entre as equipes e o processo de desenvolvimento da obra que pode ser acompanhado sem quaisquer impedimentos, facilitando as inspeções e as análises estruturais, gerando uma visão precisa e ampla da estrutura local, como se o engenheiro estivesse observando a construção de forma bem próxima;
Os drones possibilitam também identificar falhas ou erros com antecedência, dessa forma, cria-se uma espécie de “proteção” para o desenvolvimento da obra e dos funcionários empenhados nela, sendo possível monitorar os operários em tempo real.
Além disso, facilita a auditoria em obras públicas e privadas, podendo realizar medições do tamanho da área, cálculos de volumes de estoques, nivelamento de terreno e muito mais, de forma precisa e confiável.
Com tudo isso de informação, os drones colaboram para que a obra seja certificada com mais facilidade, gerando condições de ser desenvolvida sem o aparecimento de erros irreversíveis. De tal forma, o mapeamento aéreo com drones tem como resultado propor a segurança e aplicação exata dos conceitos de engenharia civil aplicadas e voltadas ao BIM, ou seja, gerar informações em todas as etapas do projeto para que os engenheiros e responsáveis melhorem a tomada de decisões durante toda a obra, algo nunca visto antes e que está se tornando cada vez mais real.
E então, deixa nos comentários o que acha desse nível de tecnologia e se você já utiliza um drone para gerar esse tipo de informação!
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments