Você sabia que é possível realizar o cálculo de volume de estoques com a utilização de drones e em muitos casos aumentar a produtividade em mais de 90%.
A medição do volume de estoque é um processo chave em quase todos os locais de mineração ou construção, seja extraindo um material ou apenas para armazenamento, números precisos eliminam as ineficiências e fazem com que cada parte da cadeia de suprimentos funcione melhor.
O problema é que, com técnicas erradas, a medição do volume do estoque pode ser um processo longo e exigente e quanto mais precisos seus dados, melhores serão as decisões que você tomará, seja na precisão do quanto de um material você armazenou, como carvão ou vigas de aço, ajudando a economizar dinheiro e entender melhor quanto trabalho seu site deixou em um projeto.
Apesar de alguns dos métodos mais comuns da “velha escola” como o uso de caçamba ou caminhão para contar as cargas, ou em alguns casos, simplesmente “analisar” um estoque visualmente, traz imprecisões que devem ser evitadas a todo custo.
Essas abordagens tradicionais podem parecer baratas em comparação com o custo de compra de um drone, porém podem custar significativamente mais no futuro, afinal as estimativas imprecisas podem criar ineficiências em seu fluxo de trabalho e em toda a sua cadeia de suprimentos. Além disso, o tempo extra de medição exigido de sua equipe é melhor gasto em outra função além do risco operacional.
Felizmente, um drone pode obter os dados de que você precisa com rapidez e precisão. Utilizando as técnicas da fotogrametria com drones, ou seja, capturando diversas imagens com perspectivas diferentes do estoque e com coordenadas GPS para melhorar os resultados é possível criar mapas 3D utilizando softwares como PIX4D Mapper, Metashape ou DJI TERRA, identificando as dimensões dos estoques, para calcular o volume com precisão.
Nesse processo é necessário identificar nível de referência da área ou a cota de base de onde o volume do estoque está registrado, em alguns casos, o software é capaz de identificar essa referência automaticamente. Isso lhe dará uma medição precisa do volume e permitirá que você veja facilmente o crescimento ou a mudança em um estoque em questão de poucas horas e com máxima eficiência produtiva.
E você, deixe nos comentários se já utiliza esse técnica com drones, qual equipamento utiliza e software, quem sabe pode ajudar outras pessoas.
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comments