Você sabia que os drones são capazes de executar inspeções em linhas de energia? Gerando agilidade na captação de dados quantitativos e qualitativos, minimizando o risco e trazendo o invisível à tona. Equipado com câmeras RGB, termais e com zoom, esses equipamentos podem ir muito além do convencional.
E como é feito?
Bom, vai variar bastante do equipamento que você tem a disposição, se for um equipamento blindado contra o eletromagnetismo será possível aproximar o quanto quiser da linha, para obter maior detalhamento sem risco ao equipamento e aos envolvidos no projeto, caso contrário você precisará possuir uma câmera com zoom, podendo assim observar a uma certa distância de qualquer campo eletromagnético anulando o risco de interferências que podem causar acidentes, algumas câmeras possuem zoom de 30x ótico sendo possível ver detalhes da estrutura sem se aproximar e sem perder qualidade.
Também é possível optar por uma câmera térmica sendo possível ver o que antes não era visível, neste caso o seu drone terá que ser blindado contra o eletromagnetismo pois essas câmeras perdem precisão térmica conforme a distância, sendo altamente recomendado fazer a inspeção o mais próximo possível.
É possível fazer a inspeção da estrutura por completo como, Isoladores, pilão, fio terra, condutor, dreno e demais acessórios da linha, identificando pontos de defeito, mau funcionamento após uma falha ou Interrupções, além de ser possível monitorar toda área de interesse.
Agora que você sabe que é possível realizar as inspeções em linhas de energia, comenta aí, você vê mais aplicações nesse nicho ou gostaria que falássemos do seu nicho de mercado?
Fonte [Drone Visual]
Comments