Você sabia que os drones são capazes de realizar o mapeamento de áreas para mensurar volume, área e diversos tipos de medições?
Os drones surgiram como novos facilitadores tecnológicos permitindo mapear grandes áreas e estruturas em questão de minutos ou horas, algo que da forma convencional levaria dias ou semanas .
O que é Mapeamento com Drones?
De forma bem descomplicada o mapeamento com drones também conhecido como aerofotogrametria é uma ciência que faz parte da topografia, porém coleta informações dos objetos remotamente, ou seja, enquanto a Topografia utiliza o solo como meio de aquisição de dados, a aerofotogrametria como o nome já diz, utiliza o espaço aéreo, ambas as ciências possui o mesmo objetivo “coletar informações georreferenciadas” e representar estas informações em forma de mapa.
O grande diferencial aqui é velocidade de captura e a qualidade visual presente nos dados, a quesito de comparação a precisão e acurácia são basicamente as mesmas, onde a aerofotogrametria atua na maioria dos casos com margem de precisão centimétrica e já aceita pelo INCRA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Atualmente a aerofotogrametria pode ser aplicada na agricultura de precisão, topografia, inspeção de estruturas, obras, engenharia civil, arqueologia e muito mais.
Fonte [Drone Visual]
Comments