Você já sabe que os drones podem ser utilizadas na topografia, ou melhor, na fotogrametria, porem você sabe quais os melhores drones atuais para essa aplicação?
Primeiramente, gostaria de fazer uma simples diferenciação, sendo mapeamento aéreo e topografia com drone.
Digo isso, pois o mapeamento aéreo pode ser realizado com diversos drones, até alguns mais básicos e até antigos como o Mavic 1 PRO, Mavic Air 1 e entre outros, basicamente qualquer drone com câmera integrada, GPS e possibilidade de realizar voos automatizados pode ser utilizado para realizar o mapeamento aéreo e gerar mapas e modelos em 3D para aplicações como acompanhamento de obras, analise de cultivo e crescimento lateral ou apenas uma primeira análise do terreno, ou melhor, projetos onde a precisão absoluta ou relativa não é o foco, mas sim realizar uma análise com mais detalhe da área em questão, mas isso não quer dizer que esses mapas sejam produtos perfeitos da fotogrametria.
Isso acontece porque para gerar um mapa com qualidades topográficas, além do drone, devemos levar em conta a qualidade da câmera, ou seja, resolução, velocidade do obturador, tipo e tamanho do sensor da câmera e claro a capacidade do drone de gerar informações precisas de geolocalização.
Dito isso, irei citar aqui alguns drones e câmeras que cumprem essa função com a qualidade necessária nos projetos topográficos.
Começando com o Phantom 4 RTK, esse drone possui uma câmera de 20mp, sensor de 1 polegada e o tipo do obturador é mecânico, ou seja, não gera distorções nas imagens capturadas, ideal para esse tipo de aplicação. Além disso, esse drone possui um GPS RTK embarcado capaz de gerar imagens com precisão de centímetros, essa funcionalidade embarcada diminui tempo em campo e a possibilidade de erros na integração de pontos de controle em solo. E como se isso não fosse justificativa suficiente, vamos pensar no tempo gasto entre a captura da foto e a gravação das informações de GPS na imagem, esse tempo de gravação pode afetar os dados, porem o Phantom possui a função TimeSync que alinha os dados do processador do drone, câmera e módulo RTK, corrigindo os dados de posicionamento para o centro da lente, garantindo que cada foto use os metadados mais precisos, alcançando dados de posicionamento em nível de centímetro.
Outro drone e câmera que irei citar, é o Matrice 300 RTK com a câmera P1 que possui incríveis 45mp com sensor FullFrame e também possui obturador mecânico, com essa capacidade essa câmera mapeia 300ha em um único voo, tudo com sincronização dos metadados do processador do drone, câmera, modulo RTK e gimbal em microssegundos, gerando mapas com precisão de centímetros sem pontos de controle no solo, algo que otimiza o trabalho em campo e agiliza o processamento dos dados em escritório.
Esses são os principais drones para aerofotogrametria da atualidade, caso queira saber mais detalhes, entre em contato conosco.
Ficou alguma dúvida!? Acesse nosso canal no YouTube clicando aqui e veja essa e outras matérias de forma bem didática em video. Para ser direcionado para o video desta matéria clique aqui!
Fonte [Drone Visual]
Comentarios